Diagnóstico gratuito

Proposta com cinco planos não vende mais, vende menos: o que o estudo das geleias mostrou (e o que as réplicas corrigiram)

Comportamento do comprador · 21 de setembro de 2026 · Marketing Baseado em Evidência
No experimento de Iyengar e Lepper (2000), uma banca de degustação com 24 geleias atraiu mais gente que uma com 6, mas converteu 3% contra 30%. Duas décadas de réplicas e duas meta-análises refinaram o achado: o excesso de opção não reduz a compra em qualquer situação, mas reduz de forma consistente quando as opções são complexas, a decisão é difícil e o comprador ainda não tem preferência formada. Uma proposta de serviço de alto ticket cumpre as três condições, e é por isso que a proposta com cinco planos costuma terminar em "vou pensar".

O problema: a proposta que delega a decisão

A lógica de quem monta uma proposta com quatro ou cinco planos é generosa: "cada cliente tem uma necessidade, então eu dou opções". Na prática, o vendedor está transferindo para o comprador a tarefa mais difícil da venda, que é decidir. E o comprador, que contratou (ou está avaliando contratar) um especialista justamente porque não domina o assunto, recebe uma planilha comparativa que ele não sabe ler.

O resultado aparece no CRM como "lead qualificado, proposta enviada, sem retorno". Não é objeção de preço nem de confiança. É a decisão adiada porque ficou cara demais de tomar.

O que a evidência mostra

O estudo das geleias

Em 2000, Sheena Iyengar (Columbia) e Mark Lepper (Stanford) publicaram no Journal of Personality and Social Psychology o artigo "When Choice is Demotivating: Can One Desire Too Much of a Good Thing?". O experimento mais conhecido foi montado em um supermercado de produtos finos na Califórnia: uma banca de degustação de geleias da marca Wilkin & Sons alternava entre uma seleção de 6 sabores e uma de 24.

A banca grande chamou mais atenção: uma proporção maior dos clientes que passavam parou para provar. Mas na hora de comprar, com um cupom de desconto entregue a quem provou, o resultado inverteu. Cerca de 30% dos que pararam na banca de 6 geleias compraram; na banca de 24, cerca de 3%. Uma diferença de dez vezes na conversão, com o produto idêntico.

O mesmo artigo relata outros dois experimentos: alunos que escolhiam um tema de redação entre 6 opções entregavam mais trabalhos, e de melhor qualidade, que os que escolhiam entre 30; e pessoas que escolhiam um chocolate entre 6 opções ficaram mais satisfeitas com a escolha que as que escolheram entre 30.

O mesmo efeito em uma decisão financeira de verdade

Iyengar, com Gur Huberman e Wei Jiang, levou a pergunta para uma decisão que importa: a adesão a planos de aposentadoria 401(k) nos Estados Unidos. Analisando dados de centenas de planos administrados pela Vanguard, os autores encontraram que cada 10 fundos a mais oferecidos no plano estava associado a uma queda de 1,5 a 2 pontos percentuais na taxa de participação dos funcionários. Mais opções de investimento, menos gente investindo, mesmo com o empregador colocando dinheiro junto.

Esse é um estudo observacional, não um experimento: outros fatores dos planos podem explicar parte da diferença. Mas a direção é a mesma da banca de geleias, em uma decisão em que ninguém está de passagem num corredor de supermercado.

As réplicas que complicaram a história

A parte que os livros de marketing costumam pular: em 2010, Benjamin Scheibehenne, Rainer Greifeneder e Peter Todd publicaram no Journal of Consumer Research uma meta-análise de 50 experimentos sobre sobrecarga de escolha, com 63 condições e mais de 5 mil participantes. O efeito médio foi praticamente zero. Em muitos estudos, mais opções não reduziram a compra; em alguns, aumentaram. A variância entre estudos era enorme.

Em 2015, Alexander Chernev, Ulf Böckenholt e Joseph Goodman retomaram a questão no Journal of Consumer Psychology com uma meta-análise maior (99 observações, mais de 7 mil participantes) e uma pergunta diferente: não "o efeito existe?", mas "quando ele aparece?". A resposta foram quatro moderadores. A sobrecarga de escolha reduz a decisão de forma consistente quando:

  1. O conjunto de opções é complexo (muitos atributos, difícil de comparar, sem uma opção claramente dominante).
  2. A tarefa de decisão é difícil (pressão de tempo, muita informação, formato de apresentação confuso).
  3. O comprador tem preferência incerta (não sabe o que quer, não conhece o assunto).
  4. O objetivo é decidir agora, e não apenas navegar ou aprender sobre a categoria.

Com os moderadores controlados, o efeito aparece com clareza. Sem eles, some. O achado de Iyengar e Lepper não estava errado; estava incompleto.

O mecanismo: por que a proposta de alto ticket é o pior caso

Passe a proposta de um serviço de R$ 5 mil a R$ 30 mil por mês pelos quatro moderadores de Chernev:

Quando as quatro condições se juntam, o caminho de menor esforço é adiar. E adiar, em venda de serviço, é o mesmo que perder: o lead esfria, outro fornecedor aparece, a prioridade muda.

O que eu vejo na prática

Em diagnóstico, o padrão que mais se repete é a página de serviço com cinco planos e uma tabela de "adicionais opcionais", seguida de uma proposta comercial com três cenários e nenhuma recomendação. Quando pergunto ao dono qual dos planos ele indicaria para o lead que acabou de chegar, ele responde na hora, sem hesitar. Ele sabe. Só não escreveu isso na proposta. A informação mais valiosa da venda, a opinião do especialista, ficou fora do documento por medo de "limitar o cliente".

Aplicação prática para uma empresa de R$ 60 mil a R$ 500 mil por mês

1. Uma recomendação, assinada

A proposta abre com "para o seu caso, recomendo X, por estes três motivos". A recomendação vem antes do preço e antes de qualquer alternativa. É o serviço de diagnóstico embutido na venda.

2. No máximo uma alternativa, com uma diferença

Se precisar oferecer uma segunda opção, ela difere da recomendada em uma dimensão só (escopo menor, ou prazo maior, ou sem um entregável específico), e essa diferença cabe em uma frase. Duas opções que diferem em cinco coisas ao mesmo tempo voltam a ser complexidade.

3. Tire os adicionais da proposta

Adicionais opcionais são decisões extras empurradas para o momento mais frágil da venda. O que é necessário entra no escopo recomendado. O que não é necessário agora fica para uma conversa depois do fechamento.

4. Reduza a página de planos

Na página de serviço, a mesma lógica: uma oferta principal clara, com o próximo passo (diagnóstico, conversa, aplicação) como único botão. Se houver segmentação real (por exemplo, porte da empresa), resolva com uma pergunta na entrada, não com cinco colunas de preço.

5. Meça o efeito onde ele aparece

A métrica não é "gostaram da proposta". É taxa de fechamento por proposta enviada e tempo entre envio e decisão. Compare 20 propostas no formato antigo com 20 no novo. Em serviço de alto ticket, é uma amostra que se junta em poucos meses e que responde à pergunta com o seu próprio dado.

Limitações e contexto

A meta-análise de 2010 é um alerta legítimo: reduzir opções não é uma regra universal, e em muitas categorias mais variedade atrai e vende mais. Varejo, e-commerce com comprador que já sabe o que quer e produtos de baixo risco são casos em que a banca grande tende a ganhar. O argumento deste artigo vale para a situação específica em que os quatro moderadores de Chernev estão presentes, e uma venda de serviço de alto ticket para um comprador não especialista é um exemplo claro disso, não uma prova de que "menos é sempre mais".

O estudo do 401(k) é correlacional; o estudo das geleias tem amostra pequena e foi feito em um contexto particular. O que dá sustentação ao argumento não é nenhum deles isoladamente, e sim a convergência entre os experimentos originais, a meta-análise de 2015 com seus moderadores e o padrão observado em propostas reais.

Por fim, "uma recomendação" exige que a recomendação seja boa. Quem não consegue diagnosticar o cliente antes de propor não tem como recomendar, e aí o problema é anterior à proposta.

Conclusão

A banca de 24 geleias atraía mais gente e vendia menos. Vinte anos de pesquisa depois, sabemos que isso acontece quando a escolha é complexa, a decisão é difícil e o comprador não sabe o que quer, que é exatamente o cenário de quem recebe uma proposta de serviço com cinco planos. A proposta que mais fecha é a que faz o trabalho de decidir junto com o cliente: uma recomendação clara, um motivo, no máximo uma alternativa.

Referências

  1. Iyengar, S. S.; Lepper, M. R. "When Choice is Demotivating: Can One Desire Too Much of a Good Thing?". Journal of Personality and Social Psychology, vol. 79, n. 6, 2000.
  2. Iyengar, S. S.; Huberman, G.; Jiang, W. "How Much Choice is Too Much? Contributions to 401(k) Retirement Plans". In: Mitchell, O. S.; Utkus, S. P. (eds.). Pension Design and Structure: New Lessons from Behavioral Finance. Oxford University Press, 2004.
  3. Scheibehenne, B.; Greifeneder, R.; Todd, P. M. "Can There Ever Be Too Many Options? A Meta-Analytic Review of Choice Overload". Journal of Consumer Research, vol. 37, n. 3, 2010.
  4. Chernev, A.; Böckenholt, U.; Goodman, J. "Choice Overload: A Conceptual Review and Meta-Analysis". Journal of Consumer Psychology, vol. 25, n. 2, 2015.
  5. Schwartz, B. "The Paradox of Choice: Why More Is Less". Ecco, 2004.

Quanto disso está acontecendo no seu marketing?

A EngajaTech faz um diagnóstico gratuito e sem compromisso do seu funil (aquisição, marca, mensuração e conversão) com base nas mesmas evidências desta série. Para empresas que já faturam e querem escalar com método.

Agende um diagnóstico gratuito do seu marketing →

A newsletter B2B do marketing baseado em evidência

Toda semana, os artigos da série no seu e-mail: o que a ciência do marketing comprova, traduzido para decisões de quem toca empresa no Brasil. Sem achismo de guru.